Resenha: O Sangue do Olimpo.

12:07 Unknown 0 Comments


O livro O Sangue do Olimpo é o último da fase II da saga de Percy Jackson e os Olimpianos. A história traz narrações de Reyna, Nico, Jason, Leo e Piper durante sua batalha mais importante e arriscada.

Confesso que não sei como começar essa resenha. Por acompanhar as aventuras de Percy e seus amigos há anos, já me sinto parte da família e ainda não assimilei que essa parte de mim chegou ao fim. Então resolvi colocar no papel tudo que eu senti ao longo do livro, o que não foi pouco. Terei o máximo de cuidado para não criar expectativas falsas, prometo.

O turbilhão de emoções começou com felicidade, afinal depois de um ano de espera, finalmente eu tinha O Sangue do Olimpo em mãos. Uma sequência de tristeza e melancolia veio, exatamente pelo mesmo motivo. Tentei ler o livro o mais rápido possível, mas no fundo eu não estava pronta para que acabasse. Medo, fúria, alegria, dor, êxtase e confusão também se mostraram sentimentos bem presentes. Claro que se você que está lendo não é fã e ainda não conhece a história deve pensar que eu sou exagerada, mas aqueles que conhecem Rick Riordan sabem que não. O tio Rick é bem sinistro!

Antes de começar o livro, li vários comentários sobre o mesmo. Achei estranho ler tantas coisas negativas. Todos esperavam mais. A maioria estava decepcionada. Somente alguns estavam contentes. Agora que terminei a leitura, não sei por que tanta gente saiu decepcionada. Talvez por já ter lido preparada para o pior, a sequência de fatos não me espantou tanto. Também depois de tantos livros que eu já li nessa vida, sei que certas atitudes são necessárias enquanto autor. Não se pode deixar um livro seguir em retilínea. A missão de um autor é fazer o leitor sentir. Seja um sentimento bom, seja um mau. Nem tudo são finais felizes debaixo de um arco-íris, pessoal. Tragédias acontecem tanto em livros quanto na vida real, e elas não podem ser deixadas de lado. Sempre irão existir e não podemos negá-las.

Na minha singela opinião, o livro é brilhante. É óbvio que algumas coisas mereciam mais ênfase e outras poderiam ter sido diferentes, mas Riordan encontra um desfecho para quase tudo (não posso falar muito sobre isso, perdoem-me). A narrativa é emocionante, em vários aspectos, inclusive no pânico que às vezes foi causado com as dicas do que poderia vir a acontecer. As cenas dos capítulos finais são incríveis! Se vocês lerem com muita atenção vão perceber a beleza de uma cena, que não posso contar qual é, mas tenho certeza de que todos vão concordar comigo (depois se alguém quiser saber qual é, me procura lá no twitter do blog e a gente conversa).

Enfim, não quero que pensem que eu amei cada detalhe do livro, por que não foi assim. Eu amei a história como um todo. Acho, sim, que vários detalhes poderiam ter sido melhor trabalhados por Rick, por que creio que nenhum dos semideuses leitores iria se importar com algumas páginas a mais.

E, se eu bem entendo de finais, o final de O Sangue do Olimpo talvez não seja o final dessa jornada como nos levaram a acreditar, meus irmãos. Nosso genial autor deixa um link muito evidente para mais um pouco dessa história. Mas, por favor, não entendam isso como uma afirmação de que a saga irá continuar. É apenas uma suposição minha e não tenho nenhum tipo de contado com Rick ou com qualquer um que possa confirmar tal informação.

É isso! Leiam O Sangue do Olimpo sem medo. Não posso prometer que não vão se decepcionar, por que nem todo mundo pensa como eu, mas sei que vão gostar!

Nota: 4 de 5 estrelas.

0 comentários: