Resenha: Extraordinário

17:28 Unknown 0 Comments

 "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

Extraordinário é o primeiro livro da escritora R.J. Palacio. Foi lançado no Brasil em 2013 pela Editora Intrínseca. 

August Pullman tem 10 anos e é uma criança completamente diferente das demais. Ele nasceu com uma síndrome genética rara que tem como sequela uma deformidade facial e Auggie vem enfrentando complicações médicas e cirurgias desde muito jovem. Ele sempre foi educado por sua mãe, mas seus pais decidiram que está na hora de Auggie se matricular em uma escola regular. 

Toda criança é insegura sobre ser um aluno novo e enfrentar os desafios do colégio. Mas os problemas do menino estão dobrados devido sua aparência e o preconceito que as outras crianças tem. Mas com uma certa ajudinha do diretor, Sr. Buzanfa, e alguns corações abertos, Auggie faz dois amigos sinceros que o ajudam a enfrentar o bullying e todos os desafios que surgem.




"Conheço os apelidos que me dão. Já estive em parquinhos suficientes para saber que crianças podem ser cruéis . Eu sei, eu sei, eu sei."

O livro é encantador, surpreendente, emocionante... Realmente extraordinário. A narrativa é leve e as alternâncias de ponto de vista permitem um panorama completo sobre a mesma situação, colocando o leitor na posição de cada um dos personagens envolvidos, entendendo seus pensamentos e dilemas. 

Pensar em em Auggie e sua família inspiradora nos leva a refletir sobre todas suas dificuldades semelhantes que tantas pessoas enfrentam diariamente. Sobre preconceito, gentileza e o impacto (positivo ou negativo) de nossos comportamentos na vida de outra pessoa. Todos nós temos certa dificuldade em nos encaixar, em sermos aceitos e em aceitar. E ao ler esse livro encontramos força, incentivo e a oportunidade de perceber que, por maior que seja nosso problema, é preciso coragem e amor próprio. A história transforma nossas atitudes e mostra que a gentileza é sempre a melhor opção. Nos ensina a abrir o coração e dar uma chance a nós mesmos e aos outros. Uma verdadeira lição de vida que abrange todos os aspectos de uma vida cheia de desafios e toca a cada um de nós. Um livro para chorar, amar e aprender. Aprender muito. 

Notícia: Para quem já leu e a-m-o-u como eu, uma ótima notícia: a Lionsgate comprou os direitos de adaptação do livro! Vem filme por aí! Ainda não há data de estreia confirmada, mas o filme será produzido por David Hoberman e Todd Lieberman e o roteiro será escrito por Jack Thorne. 

Nota: 5 estrelas de 5. 

0 comentários: