Resenha: Coisas Não Ditas

21:32 Unknown 0 Comments


“Eu não sei o que ela tem que me deixa maluco (...) Talvez eu esteja viciado na Lucie. Se estiver, não quero ir pra reabilitação nunca!”

Coisas Não Ditas é o segundo romance da autora carioca Lívia Brazil. Publicado, pela Editora Benvirá, um selo da Editora Saraiva.

O livro se inicia com lista de reprodução – incrível – que conta com as músicas que Lívia se inspirou para escrever cada capítulo, de bandas como Green Day, Blink 182 e Paramore. Achei bem interessante a experiência de ler e ouvir as músicas tentando traçar um paralelo entre ambos.

Lívia nos apresenta Lucie Rock, personagem principal e narradora – na maior parte do tempo -, uma jovem atriz, que prestes a estrear em sua peça dos sonhos vê sua vida ser virada de cabeça pra baixo por Rafael Lima, melhor amigo de seu irmão mais novo, Noah.

 “Rafa e eu nos entendíamos bem por causa disso, não estávamos procurando nada sério, só queríamos uma diversão no meio da tarde tediosa. Ou da noite, ou da manhã...”

Se já não bastasse toda a ansiedade da peça, e todos os problemas com Rafa, Lucie tem lidar com algo que por muito tempo foi seu segredo, e que agora ameaça vir à tona e estragar tudo o que ela havia conquistado.

Lívia Brazil escreve uma história em primeira pessoa bem leve e engraçada, nos permitindo conhecer bem a visão de quem a narra. Diversas vezes me deparei com a sensação de estar conversando com a própria Lucie.

Posso dizer que o que mais amei nesse livro foram suas personagens, acho que desde o começo soube que amaria os caras da banda, já que logo no começo Lívia agradece a banda Mcfly por ter sido sua inspiração pra banda do livro, mas também não pensei que os amaria tanto.

As personagens criadas por Lívia são, acima de tudo, reais. Não são como naqueles livros com personagens inatingíveis e que beiram a perfeição, pelo contrário, parecem pessoas comuns, com problemas comuns, qualidades e defeitos.

 Lucie possui opinião forte sobre o que quer e acredita, e logo no início dá para ver que ela tem medo de se comprometer, de se entregar e de deixar que enxerguem sua fragilidade. Apesar de em diversas partes ela ter me irritado demais, gostei muito dela. Ela possui neuras e paranoias como qualquer outra pessoa, o que leva quem lê a de certa forma compreende-la.

“Ah, e vocês falaram do meu irmão, né – apontei pra Noah – Baseado nos gritos da namorada dele, que eu ouço de madrugada, ele não é nem um pouco gay.”

Noah é um irmão maravilhoso, mesmo sendo ciumento e super protetor, a relação dele e Lucie é incrível, eles são muito próximos – até passam todos os domingos juntos - e se amam demais. Sempre se importam um com o outro e mesmo que briguem, nunca passam tempo demais com raiva um do outro.

Rafa, bom, Rafa é apaixonante. Ele se preocupa com Lucie de uma maneira bonita e singela. Ele fofo, engraçado – vocalista de uma banda – sim, tudo conspirou para que eu o amasse perdidamente. Ao longo do livro conseguimos perceber que ele é um cara profundo e amoroso, que faria qualquer garota se apaixonar por ele.

O final, apesar de não necessitar de uma continuação, deixa aquele gostinho de quero mais, deixa aquela vontade de ter mais das personagens que te cativaram tanto durante a leitura.


Por ter amado o livro creio que minha capacidade de julgamento pode ter sido ligeiramente comprometida, então não darei as 5 estrelas, que é a nossa nota máxima aqui no blog. Darei 4,7.

Twix.

0 comentários: