Resenha: O Teorema Katherine

23:41 Unknown 0 Comments


O Teorema Katherine é de autoria do premiado autor John Green. Foi lançado no Brasil em 2013, pela editora Intrínseca.


"Ele ficou pensando naquela expressão - para sempre - e sentiu uma queimação logo abaixo da caixa torácica. Doía como a pior surra que já tomara. E ele já havia tomado muitas. "

A história acompanha a mente brilhante de Colin Sigleton, que só namora garotas que se chamam Katherine, especificamente K-AT-H-E-R-I-N-E. Não estão inclusas Catherines, Kates e muito menos meu caso, Katharine. Ele já teve dezenove namoradas e todas terminaram com ele. E após o mais recente término, Colin decide elaborar e comprovar o que chamou de Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines para prever matematicamente seus futuros relacionamentos.

O livro é leve, interessante e divertido; cheio de informações curiosas e raciocínios complexos. A leitura flui facilmente, os personagens são encantadores e o rumo da história é surpreendente! Colin é um adolescente genial e dramático, mas também comum e engraçado e aposto que todo mundo se identifica com seus dilemas pessoais em algum instante. É impossível evitar gargalhadas com as aventuras que passa com seu melhor amigo, Hassan. E para pessoas malucas que gostam de matemática, há vários gráficos, expressões e raciocínios estranhos ao longo da construção do Teorema. 

"Ela possuía o tipo de sorriso largo e matreiro que não lhe deixava opção senão acreditar - só dava vontade de fazê-la feliz para poder continuar vendo aquele sorriso."

Confesso que resisti ao charme de John Green enquanto pude, mas essa história despertou o monstro da curiosidade em mim e não me arrependo de ter cedido. Eu me surpreendi com a história e dei ótimas risadas, além de aprender curiosidades sem grande utilidade com os personagens. 

Nota: 4 estrelas de 5. 


0 comentários: