Resenha: A Menina Submersa - Memórias

20:00 Unknown 0 Comments

"Fantasmas são essas lembranças fortes demais para serem esquecidas, ecoando ao longo dos anos e se recusando a serem apagadas pelo tempo. (...) 
Por isso eu tenho de ficar atenta. 
E tenho de escolher minhas palavras com cuidado." 

A Menina Submersa: Memórias é um livro de Caitlín R. Kiernan. Foi lançado no Brasil pela editora Darside Books.

No começo, foi difícil acompanhar o raciocínio de India Morgan Phelps. Nunca li um livro com uma narrativa semelhante e demorei para me adaptar, para entender. Esse livro exige paciência. Você precisa aceitar o ritmo de Imp, por mais que seja estranho e confuso no começo. Mas apenas aceite fazer essa caminhada pelas lembranças traiçoeiras, aproveite as pausas, tome fôlego para continuar e respire fundo com as mudanças súbitas. Eu precisava fechar o livro e esperar que todas as palavras encontrassem um lugar em minha mente, um lugar onde fariam sentido.


"Quando se caminha através dos contos de fadas, deve-se obedecer às leis das fadas. Quando se caminha através de uma história de fantasmas, as leis góticas e vitorianas prevalecem."

Eu tinha outras expectativas com o livro. Desde os detalhes em rosa na impressão até a sinopse me deixaram com uma ideia diferente. Eu não esperava um relato tão real e verdadeiro. Nem personagens tão intensos. Depois de um tempo, quando finalmente entrei no ritmo, comecei a sentir a presença da história no fundo da minha mente durante as minhas pausas na leitura. Não foi uma leitura urgente, mas foi surpreendente. Eu queria saber mais, mas tudo bem esperar e refletir. A história me conquistou em um tempo completamente novo para mim.

Esse é o primeiro livro da editora Darkside Books que leio e estou impressionada com o trabalho gráfico. A capa é hipnotizante e as páginas são lindas. O resultado é impecável e encantador! O livro me deixou confortável para mergulhar na mente de Imp sem me sentir uma intrusa. (Isso faz sentido? Não sei. Mas me senti assim.)

Existem duas versões desse livro no Brasil, ambos da Darkside. A minha é a clássica, mas existe uma edição em capa-dura de colecionador que deve ser ainda mais linda. Abri meu livro e me deparei com essas folhas apaixonantes: 



Eu me apaixonei por A Menina Submersa - Memórias e seu universo com fadas, famílias amaldiçoadas, loucura, canções, artistas, fantasmas, lobisomens e sereias. As coisas ganham um sentido diferente na visão de Imp e tudo é fascinante, diferente, surpreendente.

Nota: 5 estrelas (nota máxima).



0 comentários: