Resenha: Eragon

10:25 Unknown 0 Comments


Eragon é o romance de estreia do autor Christopher Paolini. Ele começou a escrever assim que terminou o ensino médio, aos 15 anos de idade. Esse é o primeiro volume do Ciclo Herança, seguido por Eldest, Brisingr e Herança. Todos os volumes já foram lançados no Brasil pela editora Rocco.
"O vento uiva pela noite trazendo consigo um aroma capaz de mudar o mundo."
Eragon é um garoto de 15 anos que leva uma vida simples no campo. Quando encontra uma pedra azul polida, ele não imaginava que sua vida mudaria para sempre: um dragão nasce da pedra. Ele é obrigado a abandonar a vida e o mundo que sempre conheceu numa aventura em busca de vingança, aprendizado e poder em um reino com um rei cruel e louco. Um rei que não tolera um Cavaleiro livre.



A narrativa de Eragon tem muitos detalhes que permitem uma visualização ampla de tudo que está acontecendo. Até certo ponto, os acontecimentos seguem um ritmo constante com alguns picos de adrenalina. Isso não deixa o livro desinteressante: o aprendizado de quem lê acompanha o aprendizado de Eragon, o que torna a narrativa agradável porque evoluímos junto com o personagem.

Além disso, o exemplar tem todo o suporte que você pode precisar para conhecer Alagaësia: mapa, vocabulário dos idiomas falados pelos povos e guia de pronúncia das palavras (muito útil, por sinal).

O livro pode não ganhar na originalidade e as características muitos personagens podem ser considerados comuns. Mas Paolini criou um mundo fantástico e próprio, uma narrativa interessante e personagens que, independente da originalidade, são cativantes. 


Quando li Eragon pela primeira vez, em 2011, foi meu primeiro contato com o gênero. Não tinha familiaridade com anões, elfos ou dragões mas rapidamente me apaixonei pela história. Finalmente decidi reler os livros - e a aventura está sendo maravilhosa. Foi emocionante abrir o livro e relembrar o clima de Alagaësia.

Nota: 5 estrelas de 5.



0 comentários: