Resenha: Os Seis Napoleões, conto de Sherlock Holmes | Guest Post
Um caso de ódio a Napoleão poderia levar uma pessoa a invadir casas para simplesmente quebrar estatuas do imperador? Um caso de loucura ou algo mais? De qualquer forma, esse é um caso interessante para Sherlock Holmes.
No conto Os Seis Napoleões, Sherlock Holmes, mais uma vez acompanhado de seu amigo e companheiro de moradia Dr. John Watson, se vê desafiado por este estranho caso. Pode parecer um conto comum de Sir Arthur Conan Doyle, apesar de eu achar que nenhum conto deste autor deve ser considerado comum, mas nos prende numa narrativa que leva o leitor a tentar desvendar esse mistério com as pistas que vão sendo descobertas.
O conto se inicia com uma rotineira visita do inspetor Lestrade a residência de Holmes, onde ele lhe apresenta o caso. De início, Holmes se mostra pouco interessado por acreditar que se trata de um simples caso de loucura, deixando para o Dr. Watson discorrer sobre com o inspetor, mas quando um certo fato ocorre, a atenção do detetive consultor se volta para o caso.
Rodeado pelo charme da Inglaterra vitoriana, o investigador não demonstra estar em dúvida em momento algum, deixando o leitor intrigado acerca de seu raciocínio. Sua investigação parece ser certeira e todos seus movimentos aparentam ser premeditados, conseguindo manipular até a imprensa, mesmo que indiretamente. O detetive nos espanta com suas conclusões no final do conto (que retoma um outro caso anterior não resolvido).
Por ser um conto curto, não é possível contar mais sobre sem estragar a experiência, mas, ainda assim, há muitas coisas que podem ser discutidas acerca dos contos de Sherlock Holmes, até mesmo sobre seu autor.
Eu recomendo aos amantes de romances policiais e mistérios, e também aos amantes de literatura em geral por se tratar de um clássico. Uma leitura rápida, agradável e com um vocabulário encantador (ao menos na edição que eu possuo, de 2002, da editora Rideel), o conto nos proporciona alguns minutos de uma narrativa empolgante e inteligente.
Aguardem as próximas resenhas que estão por vir de mais contos desse personagem que se tornou um dos mais famosos da literatura inglesa, e também mundial, durante os anos.
Bom, até mais!
Revisão: Dude
0 comentários: