Resenha: Formaturas Infernais

20:53 Unknown 0 Comments

Formaturas Infernais é um livro de contos escrito por várias autoras: Meg Cabot, Stephenie Meyer, Michele Jaffe, Kim Harrison e Lauren Myracle. São cinco contos que giram em torno de formaturas e acontecimentos sobrenaturais. O livro faz parte da Série Infernais, que conta com outros dois livros: Beijos Infernais e Amores Infernais.

De uma forma geral, eu esperava muito mais do livro. A única autora que conhecia era Stephenie Meyer e estava empolgada para ler histórias assustadoras em formaturas, mas a decepção foi inevitável. As histórias deixam, em sua maioria, as formaturas em segundo plano. Um breve comentário aqui, uma breve passagem ali. Esperava que as tramas se passassem exclusivamente no ambiente da formatura e, salvo o conto de Meyer, isso não aconteceu. O livro também não proporciona histórias assustadoras e noites em claro, como eu esperava. As histórias são boas, mas não necessariamente na proposta. 
(Marquei os contos que mais gostei com a estrela ao lado do título.)

A Filha da Exterminadora (Meg Cabot) 
"Não se pode confiar em um cara que seja tão assim... perfeito."
 A história é envolvente e os personagens são bem interessantes. O maior problema da história são todas as pontas soltas e o final deixa a desejar uma possível continuação e respostas para as problemáticas não resolvidas.

O Buquê (Lauren Myracle)   
Esse é, de longe, o melhor conto do livro! E o único que pode ser realmente considerado um conto: começo, meio e fim bem definidos e nenhum detalhe deixado para trás, a não ser os mistérios envolventes que a história revela. É também o único que deu calafrios e uma vontade súbita de olhar para trás (melhor ainda se lido durante o silêncio da madrugada). É uma história para destruir qualquer coração. Recomendo esse conto em particular, é ótimo e um dos meus favoritos! A formatura é só um pontapé para a história, o único ponto "negativo" (afinal, esse livro devia focar nas formaturas, não?!).

Madison Avery e a Morte (Kim Harrison)
Frustração. Foi exatamente esse o sentimento ao terminar de ler a história que, definitivamente, não é o conto e acaba com centenas (de milhares!) de dúvidas e reticências. A sensação é que nos deparamos com os primeiros capítulos reduzidos de um romance e não com um conto, como é prometido. Procurei desesperadamente notícias de uma continuação e finalmente descobri que ela existe, mas não foi lançada no Brasil. Há outros dois livros que contam a aventura de Madison Avery: Once Dead, Twice Shy e Something Deadly This Way Comes. Ponto negativo para Formaturas Infernais. A história é interessante e envolvente, mas o abismo no qual o leitor é jogado ao ler as últimas palavras é, no mínimo, revoltante. 

Salada Mista (Michele Jaffe) 
Esse é outro conto que gostei bastante, mas não está adequado na temática de Formaturas Infernais. A história tem bastante ação, aventura, mistérios e até romance, mas em nenhum momento foi assustadora. A formatura também ficou em segundo plano e quase toda a ação acontece longe dela. Os personagens, porém, são engraçados e surpreendentes, mas o sentimento de preciso-saber-mais-sobre volta nesse conto. O final, apesar de abrir a possibilidade de reticências, é aceitável como ponto final definitivo da história. 

Inferno na Terra (Stephenie Meyer)
Clichê. Muito clichê. Considero o pior conto do livro inteiro e a decepção é ainda maior por se tratar de uma autora best-seller que conheço os livros tão bem. A história é previsível e a narração é explorada com uma visão infantil sobre o tema proposto (um tema que poderia ser interessante se melhor explorado), sem aberturas para possibilidades empolgantes. Os personagens principais são inflexíveis: puramente bom, puramente mal. Esse aspecto se torna um ponto negativo no desenvolvimento da trama. O final também deixa muitos tópicos em aberto (mas minha decepção foi tamanha que não tenho vontade alguma de ler algo sobre).

O livro não me agradou em seu conjunto, mas tem seus pontos positivos e recebeu muitos elogios. Para compor minha nota final, analisei apenas os pontos positivos de cada conto individualmente.

Nota: 3 estrelas de 5. 

0 comentários: