Curta: I'm Here

11:30 Unknown 0 Comments


I'm Here (Estou Aqui) é um curta-metragem com 30 minutos de duração, do diretor Spike Jonze. Foi lançado em 2010.

O curta se passa em um mundo onde humanos e robôs convivem em sociedade. Diferente dos filmes de ficção onde robôs comandam a humanidade e são máquinas de destruição, na Los Angeles criada por Jonze existe preconceito e opressão contra os robôs, que tem responsabilidades e sentimentos como pessoas, mas não são tratados como tal. 




O começo mostra a monótona e deprimente vida de Sheldon, interpretado por Andrew Garfield. Sua rotina é sufocante: ele trabalha numa livraria, volta para casa, liga sua tomada. Tenta se comunicar com outros - sejam humanos ou outros robôs - mas suas tentativas são frustradas. Sua rotina começa a mudar ao conhecer Francesca, interpretada por Sienna Guillory, em um dia comum. Ela é robô também, mas sua vida é completamente diferente: cheia de vida, risadas e rebeldia. Ela desafia os humanos ao dirigir, criar sonhos, gostar de música feita por eles e criar pequenos cartazes com a frase "Estou aqui". A presença dela muda a vida de Sheldon e ambos começam um romance.

O curta é lindo, intenso e profundo. É a quarta vez que assisto e ainda é difícil organizar meus pensamentos. São trinta minutos de muitos sentimentos e reflexões sobre tantas questões levantadas. É sobre amor, sobre uma entrega maior que a individualidade. Sobre ser um só. Isso é mostrado de forma literal no curta e causa certo desconforto, certa tristeza. Dá vontade de acusar alguém, apontar uma culpa que não existe. Isso faz tudo ser tão emocionante: ver tanta humanidade em robôs e nos reconhecer neles.

Não posso resumir as sensações que senti em palavras. Meu coração derrete cada vez que assisto e tudo que posso dizer é que é um trabalho lindo. A mensagem, as cores, as músicas... Tudo é lindo. E triste. E feliz também. 

Nota: 5 estrelas de 5.


0 comentários: