Música do mês: Til It Happens to You (Lady Gaga)

14:31 Unknown 0 Comments

Vamos fazer algo novo no blog! Pretendemos eleger uma mensalmente uma Música do Mês e explicar nossos motivos. Vamos conhecer coisas novas, músicas novas e pensar no significado delas. 

Especial para o Dia Internacional da Mulher


A composição de Lady Gaga e Diana Warren foi feita para o documentário The Hunting Ground, que é uma denúncia sobre abuso sexual em universidades dos Estados Unidos.

O clipe da música, lançado em setembro de 2015, fala sobre a realidade de abuso sexual em campus de universidades. As cenas são fortes, chocantes. Principalmente porque sabemos que retratam tantos casos reais que aconteceram e continuam a acontecer. No fim do vídeo, a mensagem:

"Uma em cada cinco mulheres em universidades serão assediadas/sofrerão abusos esse ano se algo não mudar."
A canção recebeu indicação ao Oscar esse ano e, apesar de não ter ganhado o prêmio, a apresentação recebeu muita atenção e muitos comentários. Além da própria Gaga, mais cinquenta sobreviventes de estupro e abusos subiram ao palco. Nos braços, mensagens de luta. O palco transbordou com o talento e emoção da cantora e com a energia que a presença daquelas pessoas trouxe. O significado de tudo aquilo. A visibilidade que um assunto tão urgente ganhou é muito importante e vale mais que qualquer estatueta.



A apresentação também foi dedicada à cantora Ke$ha, que está tentando lutar na justiça contra o contrato que a prende ao produtor Dr. Luke, acusado de abuso sexual, físico e emocional. O caso é muito triste porque deixa em evidência o modo que mulheres que têm coragem de falar - enfrentar o medo, os traumas - são tratadas pela justiça e por pessoas de fora. A palavra da mulher nunca é suficiente. Será que ela tem mesmo certeza? Nem foi algo tão grave... Ela tinha que deixar pra lá. Quer se aproveitar. Quer fama. Deve estar mentindo. 



E a letra (e o clipe) da música interpretada por Gaga falam disso. Sobre o modo que as vítimas são afetadas e tratadas, e que apenas a vítima sabe o que está acontecendo, como está se sentindo. Até acontecer com você, você não vai entender como me sinto. Por isso é tão importante dar devida atenção a essa música. Temos que dar voz a quem já sofreu desses abusos. Voz, imagem, história. Esperança.

0 comentários: